terça-feira, julho 08, 2008

To Sir, with love ...

Gênios, pra mim, acabam sendo incompreendidos e/ou admirados. Normalmente muito tempo incompreendidos pra, depois de falecidos, admirados. E me parecem sempre distantes, semi-deuses, não se misturando com os mortais, vivendo num Olimpo particular.

Mas tinha um instantaneamente admirável que se misturava, que vivia, que bebia, que adorava uma sacanagenzinha básica, que tinha o senso de humor mais inteligente e afiado que eu já ouvi.
Era ateu graças a Deus, dava bom dia aos mal criados, desafiava as aluninhas a provocá-lo depois das onze da noite, questionava sempre a nossa inteligência, declamava como ninguém.

Eram os cinqüenta minutos que mudavam tua vida, você nunca saía igual. Sempre pensava, sentia, descobria ou criticava algo que antes não fazia.
Foi o sopro de poesia, filosofia e beleza durante os anos de cursinho de aulas bitolantes.

Ele não queria ir pro céu. Então tenho certeza que seu pedido foi atendido e está no boteco da esquina do inferno cercado de diabinhas. Filosofando, bebendo e falando besteira com seus ídolos e ex-aluninhos do Objetivo.

Aluninhos estes que somos infinitamente agradecidos por ter convivido um tantinho com essa figura tão talentosa, inspiradora e querida.
O melhor professor que eu já tive na vida. De longe.
Sentimos todos, FT. Vais deixar uma saudade teixeiral.

“The mediocre teacher tells. The good teacher explains. The superior teacher demonstrates. The great teacher inspires.”