sábado, abril 12, 2008

Enchendo a minh'alma daquilo que outrora eu deixei de acreditar ...

"Conhecer quais são nossas metas mais íntimas é parte fundamental para se sentir realizado profissionalmente. Sua vocação pode estar bem no fundo de seu coração, como uma vontade, às vezes escondida até de sua parte consciente. É preciso conhecer nosso 'arzoo', palavra indiana que designa o desejo e a vontade do coração. Uma vez que conseguimos definir e estabelecer uma meta arzoo, nos equipamos com uma mola propulsora de motivação constante, de inesgotável força, que dificilmente será abalada." (Mário Enzo)

Então que começou. Alguém lá em cima gritou “valendo!” e o cronômetro disparou a contar. E foi um choque. Eu achei que não estava pronta, que talvez eu não servisse pra essa coisa toda. Porque eu via todo mundo se empolgando, motivado, e o que me movia mesmo eram coisas extra. E vivências e pessoas extras.

Tinha também as lacunas. Ah, as lacunas. Elas tinham sombra de viagens, risadas, aprendizado, vida. Mas de repente ficaram gigantes, e eu tinha dúvidas se dava pra pegar distância e pular pro outro lado, ou se eu conseguiria em tão pouco tempo construir uma ponte firme o suficiente pra poder atravessar.

Aí como é de praxe nos primeiros momentos em que eu me deparo com contratempos, deu foi medo, deu foi vontade de introspecção, deram horas de conversa e desabafo sobre como estava angustiante e pesado lidar com a situação. Sobre como eu estava com medo de falhar, ou pior, de descobrir que talvez minha trilha fosse outra.

Mas aconteceu como sempre acontece com tudo o que me ganha de verdade. Eles vão chegando, entrando, crescendo, crescendo, e quando me dou conta já me tomaram, já me ganharam, e eu não consigo nem lembrar direito como é que era antes.
Na verdade mesmo, eu acho que eles já chegam arrebatando de uma vez. Eu é que fico pressentindo o perigo potencial de mexerem tanto comigo, e só assumo e permito quando já se tornaram condição sine qua non pra que eu me sinta verdadeiramente plena.

De forma que a sensação de agora é um misto de nostalgia, alegria e renovação. Nostalgia porque se começa realmente a assimilar o quanto de especial já passou e foi construído, e dá aquela saudadezinha doída mas cheia de orgulho pelos rastros deixados.
Alegria daquelas que dão quando a gente supera obstáculos e reafirma objetivos - mesmo que se tenha enfrentado uma espera de três anos por essa reafirmação. E renovação pessoal em todos os sentidos possíveis.

A vida agora muda, sabe. A tal da roda viva girou de novo e trouxe consigo mais responsabilidade. Trouxe empolgação também. Aquele estímulo profissional pelo qual eu tanto ansiava. Aquele que faz você respirar fundo durante todas as opiniões revoltantes, as condutas inacreditáveis, as posturas surreais e os convívios totalmente dispensáveis e nocivos ao seu bem-estar.

Acho que o caminho é mesmo esse, percebe? Acho agora também que eu bem consigo chegar até o fim. E mesmo com todas as privações e dedicação muitas vezes exclusiva, vai fazer bem.
Sente como isso preenche? Muita coisa pela frente ainda. E eu mal posso esperar pra descobrir o que me aguarda logo ali, além do que se vê...


"Teremos coisas bonitas pra contar. Temos muito ainda por fazer. Não olhe pra trás, apenas começamos. O mundo começa agora, apenas começamos... "