quinta-feira, janeiro 25, 2007

Aniversário de São Paulo ...

Morar em São Paulo é encantar-se todo dia um pouco mais com a Avenida Paulista; é não se cansar nunca de conferir as putas e as pessoas bizarras que freqüentam a Augusta durante as noites; é encher o peito para falar que foi aqui que aconteceram a Semana de 22 e a Proclamação da "Independência".

Morar em São Paulo é viver sempre com pressa (mesmo que você não esteja atrasado, nem ouse andar devagar pelas ruas admirando a paisagem); é levar jornal/revista na bolsa para ler durante o trânsito/espera,/filas; é inconscientemente agrupar-se em fila toda vez que houver aglomerações (sejam elas de duas pessoas, ou de dezenas delas).

É andar com o kit: celular, agenda, Palm, e com o foninho branco de I-Pod/Mp3 no ouvido seja no ônibus/metrô/andando pela rua.
É morrer de orgulho do Teatro Municipal, do Ibirapuera, do Ipiranga, de Congonhas, da Estação da Luz, da Catedral da Sé, da Sala São Paulo, do Mercado Municipal, do Masp, dos Sesc’s, e da esquina da Ipiranga com a São João (mesmo que você só visite esses lugares quando os parentes/amigos de fora vêm te visitar e fazer turismo na cidade).

Ser paulistano é achar o máximo viver num lugar com tantas opções de eventos, shows nacionais e internacionais, salas de cinema, livrarias, e acontecimentos culturais (mesmo que a maioria de nós nunca acabe freqüentando nem 25% deles).
É sentir-se cidadão do mundo; é adorar encontrar, conversar, e trocar experiências com turistas; é conviver todo dia com uma infinidade de sotaques e culturas diferentes (sejam de países/etnias diferentes, ou entre Zonas Norte, Sul ou Leste); é assistir a um filme iraniano e jantar em um restaurante tailandês.

Viver em São Paulo é morar na cidade dos fast-food’s, dos shopping center’s, e das pizzarias em cada esquina; é estar acostumado com supermercados 24 horas, com hambúrgueres-pós-noitadas às 4 e meia da manhã, e com a existência de bares/baladas para as diversas tribos numa mesma rua.

Ser paulistano é saber que 5 minutos fazem toda a diferença (você sai minutinhos mais tarde, e pega a reação-congestionamento-em-cadeia-de-no-mínimo-meia-hora, na qual seu atraso cresce sempre exponencialmente ).
É sentir-se extremamente sortudo por ter chegado em casa em menos de 40 minutos.
É morar na cidade que não te oferece transporte público suficiente, barato, e de qualidade; mas que te obriga a deixar seu carro em casa uma vez por semana.

Morar em São Paulo é sentir a emoção de viver as 4 estações-do-ano num mesmo dia; é sair sempre de casaco e guarda-chuva não importando o clima; é literalmente ver o ar que você respira.
É poder exercer seu papel de cidadão ativo e consciente em qualquer uma das mil manifestações que ocorrem na Paulista diariamente atrapalhando o trânsito.
É adorar o fato de a cidade conseguir ficar habitável quando ocorrem as diásporas de feriados prolongados.
É poder trabalhar num dos maiores centros financeiros do mundo, e voltar para casa em bairros tranqüilos, arborizados, e familiares como o Mandaqui (bairrismo, haha).

Morar em São Paulo é viver sonhando morar em algum lugar paradisíaco (mas achar um absurdo a falta de serviços, de opções e de estabelecimentos abertos durante domingos e madrugadas).
É acabar deixando-se influenciar pelo lema do brasão: "não sou conduzido, conduzo".
É achar a natureza algo mágico, artístico e distante.
É estar a menos de uma hora da praia, e pertinho de Campos de Jordão.

Ser paulistano é subverter o singular e o plural.
É falar: meu, cara, tipo, tEatro, bolacha, meSmo, mandioca (não aipim ou macaxeira), e pebolim (não totó).
É ser sim bem cheio de si, mas não tanto quanto cariocas e baianos.
É encher o saco do sotaque sinixtro dos cariocas e manter a tradicional rixa sem saber direito o porquê; é ter vibrado com o fato do Reveillon 2007 daqui ter tido mais gente que Copacabana; é desdenhar, mas nunca admitir que a gente queria sim aquelas paisagens maravilhosas ao acordar, e que o Carnaval deles é bem melhor que o nosso.

Ser paulistano é manter uma relação de amor e ódio com a cidade.
É ter vergonha de Maluf, Pitta, Enéas, Dasluzetes e derivados.
É saber de cor e reclamar muito de todos os defeitos que aqui existem, mas espumar de ódio contra quem não vive aqui e reclama.

Ser paulistano é ter magoazinha com Caetano (porque deselegantes discretas é o caraleo!); mas cantar "Sampa" e Demônios da Garoa abrindo um sorriso e com o coração cheio.
É estar sempre insatisfeito e querendo melhoras na cidade; mas amá-la loucamente, orgulhosamente, imensamente.
Morar em São Paulo é não querer sair daqui nunca ...

"São Paulo, te amo
Pasión de mi vida
I love you, querida
Je t'aime São Paulo."